quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CRENTE MICROONDAS

A sociedade em busca de praticidade se satisfez por completo com um eletrodoméstico denominado microondas. A idéia é fazer ou esquentar alimentos em curtíssimo prazo de tempo. Entretanto, não se pode negligenciar os resultados do mesmo. O alimento fica pronto rapidamente, mas via de regra também fica borrachudo.

Uma refeição feita em fogão convencional demora muito mais tempo do que se fosse feita no microondas. Todavia, a diferença de sabor entre ambos é gritante. Trava-se, portanto, um antigo e polêmico confronto: tempo X qualidade.

O microondas é o retrato perfeito da sociedade globalizada altamente influenciada pelo capitalismo doentio, onde tudo se resume em: praticidade, conforto e rapidez a qualquer custo. O foco principal não está na qualidade de vida, apenas nos resultados instantâneos.

A igreja evangélica tem se tornado um grande microondas. Tal realidade é notória pelo afago desesperado de se formar ligeiramente os membros. Contudo, o resultado é óbvio: crentes rápidos, porém borrachudos.

Os cursos relâmpagos e/ou intensivos são rotinas constantes no âmbito eclesiástico, porém o aproveitamento é quase zero. Os pedagogos afirmam que o fato de jorrar informações sobre os ouvintes, não necessariamente, garante captação e armazenamento do conteúdo ministrado. Ser rápido (microondas) na formação religiosa é antididático (desprovido de qualidade).

Os líderes eclesiásticos preferem formar rapidamente os novos convertidos, pois dessa maneira é mais rentável e aparentemente mais fácil. Um crente microondas não é um ser pensante, criativo, reflexivo, crítico e muito menos sonhador, é apenas um contribuinte (leia-se dizimista). Infelizmente, uns fingem que ensinam, outros fingem que aprendem. É rápido, mas borrachudo!

Os sintomas de um crente microondas são facilmente perceptíveis. São pessoas sem fundamentos, sem conhecimento bíblico, sem profundidade na vida cristã e sem preparo adequado. Esses são aqueles que se contentam com uma pregação requentada domingo após domingo.

Jesus não tinha pressa em transformar as pessoas ou treiná-las para serem líderes. Cristo sabia que a qualidade está intimamente ligada ao fator tempo. Não estou dizendo que ser lento em demasia é a formula certa para se ter cristãos de qualidade, porém ponderar o equilíbrio entre rapidez e lerdeza é a direção mais sensata.

Chega de se encher as igrejas de crentes microondas. A busca pela qualidade desconhece o peso do tempo. As vidas são peças relevantes na engrenagem de Deus. O individuo é mais importante que o sistema.

Crentes microondas: rápidos, porém borrachudos!

Que Deus nos ajude!